MARIO CAU

Prêmios

Prêmio Jabuti 2013

2º lugar - Iustração

3º lugar - Didático e Paradidático

(Dom Casmurro, com Felipe Greco)

 

AQC-SP - Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo

Troféu Angelo Agostini

2015 - Melhor Desenhista

2018 - Melhor Desenhista

Quadrinista e ilustrador, um artista compulsivo e multitarefa: desenha desde sempre e nunca parou. Acredita nas Histórias em Quadrinhos como forma poderosa de comunicação, expressão e arte. Formou-se em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp. Desde 2004 atua profissionalmente em diversas áreas. Foi membro do premiado coletivo independente Quarto Mundo e participou de várias revistas e antologias, no Brasil e no exterior.

 

Começou sua produção autoral em 2004 com a série “Pieces”, sobre os pequenos momentos cotidianos, convidando o leitor a uma reflexão sobre os mesmos, lançando três edições independentes (2009 e 2010). Outros trabalhos nessa mesma linha são "Nós" (2010), "Morphine" (2014), "Quando a noite fecha os olhos" (2015) e "Pieces - Partes do Todo" (2016). Também editou e ilustrou "Paschoa, lembranças de minha infância" (2018), livro de memórias de sua avó.

Ilustrou a adaptação para HQs de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, com roteiro de Felipe Greco. Obra contemplada com o edital ProAC, venceu o Prêmio Jabuti em 2013 em duas categorias e também foi premiada com o Troféu HQMIX.

 

Produziu a webcomic “Terapia”, com Rob Gordon e Marina Kurcis, para o portal Petisco. Terapia ganhou por duas vezes o Troféu HQMIX na categoria “Web Quadrinho” e foi concluída em 2018. Atualmente é republicada no portal Tapas.

"Monstruário", com roteiro de Lucas Oda, tem dois volumes publicados pela Jupati Books, e uma série spin-off chamada "Arquivos Secretos", independente. O primeiro volume de "Monstruário" foi contemplado pelo ProAC. O segundo volume foi indicado a quatro categorias do Troféu HQMIX 2019.

"Pieces - Parte de Mim" é seu mais recente projeto, comemorando15 anos da criação da série de mesmo nome e reunindo todo o material das edições independentes originais, histórias antigas e mais recentes. Foi financiado com sucesso pelo Catarse e será lançado em 2021.

Já foi jurado e avaliador especialista da categoria História em Quadrinhos do edital Rumos - Itaú Cultural. Tem um canal no YouTube, com o objetivo de levar seu amor aos Quadrinhos, em formas de resenhas, ensaios e tutoriais, para mais pessoas.

 

Como ilustrador, atende diversos clientes particulares, editoras, agências de publicidade e produtoras culturais. Palestras, workshops e cursos diversos são ministrados ao longo dos anos de carreira. Oferece mentoria em projetos editoriais, criativos e aulas particulares. É professor de HQ, Ilustração e Desenho Artístico na Pandora Escola de Artes em Campinas - SP, onde reside atualmente.

Troféu HQMIX

2011 e 2013 - Melhor Web Quadrinho (Terapia, com Rob Gordon e Marina Kurcis)

 

2013 - Melhor Adaptação para Quadrinhos (Dom Casmurro, com Felipe Greco)

2012 - Publicação Independente de Grupo (Petisco Vol.I)

=====

Indicações:

2019 - Melhor arte-finalista, Publicação em minissérie e Publicação de Fantasia, Terror e Aventura (Monstruário Vol.2)

2016 - Melhor Colorista e Melhor Web Quadrinho (Terapia)

2015 - Melhor Web Quadrinho (Terapia)

2014 - Melhor Web Quadrinho (Terapia) e Publicação Independente One-Shot (Morphine)

2013 - Melhor Desenhista e Edição Especial Nacional (Terapia Vol.1)

2010 - Projeto Editorial (NÓS) e Publicação Independente de Autor (Pieces 3)

2009 - Desenhista Revelação e Publicação Independente de Autor (Pieces 1 e 2)